Policiamento especial faz blitz para evitar entrada de armas


A Polícia Federal de Ilhéus recebeu o reforço de mais 21 agentes, chegados nesta terça, 01, ao sul da Bahia, para fazer o policiamento ostensivo das áreas de conflito entre os pataxós hã-hã-hãe e fazendeiros, nos municípios de Pau Brasil, Itaju do Colônia e Camacan. O contingente policial soma 116 homens, dos quais 58 da Força Nacional, 30 da Polícia Federal, 20 da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe-Cacaueira) e oito do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR). Policiais militares da companhia local também integram o policiamento.
Nesta terça chegaram também mais veículos para auxiliar no patrulhamento das áreas até o próximo dia 9, data prevista pelo Supremo Tribunal Federal para iniciar o julgamento da ação ordinária (ACO 312/1982), proposta pela Funai, pedindo a anulação dos títulos dados aos fazendeiros por 31 governadores baianos. Parte desse contingente realizou blitz no acesso a Pau Brasil, procedimento que será repetido diariamente, para evitar a entrada de armas.
A blitz resultou na apreensão de apenas três motos, por infração de trânsito. Seus condutores foram levados à delegacia local e liberados pouco depois. Segundo o delegado da PF, Alex Drummond, esta terça foi um dia tranquilo em Pau Brasil e Itaju do Colônia, onde se concentraram as ações de retomada de 68 fazendas este ano, das quais quase 60 só nos últimos 30 dias.
Nas zonas urbana e rural existe um clima de tensão e expectativa em relação à decisão do STF. Mas segundo o delegado, nas áreas indígenas, a rotina também volta ao normal. A Escola Estadual da Aldeia Caramuru, que tem cerca de 900 alunos e ficou com aulas suspensas por mais de uma semana, reiniciou as atividades na segunda-feira, com boa presença de alunos.

Postar um comentário

0 Comentários